Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]




Arrepio na espinha

por Khaleesi, em 19.07.15

Encontro-me a um ano lectivo de terminar a licenciatura e sinto-me, neste momento, no impasse que todos os futuros licenciados sentem: o que se segue?
O meu curso - Línguas, Literaturas e Culturas - não é dos mais acessíveis em termos de empregabilidade pois não se especializa em nada em específico, tal como, provavelmente, qualquer curso de humanidades. Deste modo, tenho a plena consciência que as chances de entrar no mercado do trabalho assim que o terminar são de uma num milhão e que vou precisar de mais qualquer coisa. Assim, tenho considerado, cada vez mais, acrescentar um mestrado ao meu plano de estudos. Dos que encontrei, compatíveis com a minha licenciatura, houve um que me despertou uma especial atenção: Turismo e Comunicação. Sendo que são essas as áreas que mais me cativam, sei que estaria bem colocada. No entanto, sendo eu uma pessoa que sofre demasiado por antecipação, questiono sempre o que poderá vir a seguir disso. O futuro assusta-me de um modo que não consigo colocar em palavras. Observo-o com um misto de terror e ansiedade, desejando que chegue o mais depressa possível para o poder desvendar, mas, simultaneamente, querendo que se mantenha distante e fora do meu alcance. Reparo que, na verdade, se trata de um ciclo vicioso: a entrada para a Universidade, a conclusão da licenciatura e por aí em diante.
Não sei o que irá ser de mim quando tudo terminar. Quando frequências, exames, trabalhos para entregar, teses e estágios estiverem fora do baralho e eu for enxutada para o mercado de trabalho. Para onde irão 5 anos de esforço, dedicação, lágrimas, suor e tantas noites mal dormidas? Irei passar a ser mais uma caixa de supermercado, um projecto de vida fracassado?

Autoria e outros dados (tags, etc)

publicado às 14:45


6 comentários

Imagem de perfil

De brittany a 19.07.2015 às 14:58

15 anos? Eu já vi as tuas fotos e não aparentas ter 15 anos de todo, ahaha! Acho que te daria mesmo os 20 anos tal como tens :)

Acho esse curso bué interessante. Eu adoro literatura, mas vejo-o só como um hobbie, algo que me abstrai de tudo.
Mas aproveita o teu último ano, sem stresses. Tenta procurar estágios na tua área e o teu curriculum vai evoluindo aos poucos. Ahh, e quanto ao mestrado é melhor levares com isso para a frente. Agora dificilmente se consegue trabalho apenas com uma licenciatura e estou a referir-me aos cursos no geral.
Imagem de perfil

De sacha hart a 19.07.2015 às 16:37

Tudo o que se relaciona com a vida académica e com a iminente entrada no mundo do trabalho (que quase soa como uma entrada num mundo assustador) causa um bocadinho de ansiedade e pânico. Deve ser normal ter receios. Afinal de contas é o nosso futuro em jogo, a nossa vida. É assustador. Eu sinto-me assim e só vou entrar em Setembro para isto. Imagino que seja pior quando já se está a terminar uma etapa desta magnitude, como é o teu caso.Resta-me desejar-te boa sorte e que encontres o teu caminho com calma, sem precipitações. O mais importante é estares confiante e confortável na decisão que decidires tomar.
Imagem de perfil

De moon a 19.07.2015 às 17:06

andamos todos assustados, é normal :)
esse mestrado parece-me muito interessante (a licenciatura nem tanto, confesso), se o queres then go for it e depois logo se vê, oportunidades surgirão seja mais cedo ou mais tarde, temos é que lutar e não desistir.
beijinho x
Imagem de perfil

De Silver Sky a 19.07.2015 às 19:00

Olha que a área de saúde não está nada famosa. Mas tenta aproveitar os quatro ou cinco anos de faculdade, porque garanto-te que serão os melhores (principalmente o primeiro) falo de experiência própria :). E boa sorte
Imagem de perfil

De liz collingwood a 19.07.2015 às 23:17

"Irei passar a ser mais uma caixa de supermercado, um projecto de vida fracassado?" já a sofrer por antecipação girl, isso é que não, não deixo que isso aconteça! a minha irmã teve dificuldades em ter um emprego enquadrado na área dela, até recusou ir para as tais caixas de supermercado. mas quando li o teu post a partir do mestrado em Turismo e Comunicação fiquei em extase. Gosto de tudo que tenha a ver com turismo e é grande aposta atualmente e acho que nunca se vai perder. deves arriscar de assim o quiseres :)

sim, eu podia levantar-te para frança, não me importava ihih
Imagem de perfil

De Mag a 20.07.2015 às 01:35

Espero que encontres o teu caminho! Boa sorte!

Comentar post



Mais sobre mim

foto do autor